Sinto muito ou desculpa? Quem nunca sentiu vontade de dizer a alguém?

 

Aprendi há poucos dias que quando pedimos “desculpa” estamos de uma maneira ou outra tentando nos isentar de uma “culpa” que nos cabe, aprendi que o ideal é dizer a pessoa que “sinto muito”.

Quantas são as vezes que nos entristecemos por um erro, por uma atitude ou por uma decisão, agora sei que só passa por situações assim quem vive, quem está ativo percorrendo a estrada. O conhecido e adorado mestre diria: “AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”.

Não vamos nos abalar pelo julgamento do outro, pelo apontamento e discurso do tipo: “No seu lugar, eu ....” pois esse lugar não pertence ao outro, nossas decisões são tomadas pelo entendimento do momento, muitas vezes não sabemos a saída ou a solução e ainda assim precisamos continuar o caminho, nesse instante agimos como sabemos, como podemos. Entender isso vai permitir que você se liberte das culpas, dos possíveis erros e ainda permitirá que você continue a fazer a sua história com mais aprendizado e mais experiente.

Você ou eu não somos os mesmos de 5 minutos atrás, não somos! Vamos fazer da nossa viagem uma estrada de ética, respeito e coerência para que no momento que for necessário possamos dizer a alguém ou a alguma situação que sentimos muito e que possamos ser acolhidos e reconhecidos em nossa humanidade.

Sou muito grata a vida por todas as oportunidades e pelo acolhimento que ouvi semana passada:

“Van, nos não sabíamos o que fazer, era tudo novo para mim e para você. Está tudo bem e tenho certeza de que se passássemos por isso hoje seriamos melhores. Está tudo bem.”

Eu sei da minha fama de ser a “Mulher Maravilha” ou “O Diabo que veste Prada”, mas nenhuma fama é maior que meu tesouro. O grande tesouro de saber, que não sei tudo, que não tenho todas as saídas e que não sei dar todas as soluções.

Meu maior tesouro é saber que durante a minha viagem por mais vezes eu direi “Eu sinto muito”, mas saber também que dia após dia eu me esforço para tocar a alma do outro com respeito, para entrar, ficar ou sair da vida de alguém deixando sempre o melhor de mim: a minha essência de amar a vida e o outro.

“Eu sinto muito

Me perdoe,

Eu te amo

Sou grata

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra...”

(Oração Original Ho’oponopono)


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu para falar de amor?

Minhas Ditas e a Coisa! 😬