Minhas Ditas e a Coisa! 😬

Quem me conhece sabe que trabalhei e trabalho intensamente para entender e respeitar as várias Ditas que habitam em mim, porque sei que sou uma mistura de todas elas, tinha uma ilusão de que conseguiria administrá-las de acordo com a minha necessidade. Tolinha eu! Essa ideia faz parte de um passado bem próximo, mesmo porque o mundo subiu uma placa dizendo:

❌ O treino acabou. Agora é hora do jogo. 💪🏻

A Coisa, que é como eu costumo chamar a quarentena, trouxe todas as minhas Ditas de mãos dadas para brincar no pequeno espaço físico disponível e sem o meu consentimento. Chegaram todas de uma vez, nem me dou conta de qual está presente ou da que já foi embora, as emoções se misturam, sobem, descem, ficam, começam a discutir e fazem as pazes em uma velocidade rápida demais. Eu que sempre evitei a montanha russa por não gostar de altas cargas de adrenalina e saber que isso tem um gasto energético muito grande, agora não saio dela. 🎢

👠 Tem dias que eu acordo pronta para a vida, vestida de Dita Poderosa, de batom e tudo, com a certeza de que tudo vai passar e serão apenas lembranças de dias difíceis. Penso: Isso mesmo Van, é assim que se faz, fique firme! 

E no espaço de um instante, sem mesmo ter ouvido qualquer noticiário, o medo se instala e começa a me apavorar, é a Dita Medrosa que acaba de chegar trazendo com ela a Dita Raivosa, sendo assim peço socorro e chamo a Dita da Esperança que chega me lembrando do quanto tenho a agradecer, me diz para ficar no momento presente e ainda me lembra de que eu acredito na eternidade. Ufa acalmei! 😅

Os dias acontecem carregados de expectativas, planos que por vezes duram o período da tarde porque alguém ou a Coisa mudou uma variável e começo tudo de novo envolvida na ciranda de emoções. 

Honestamente já senti de tudo, esse momento me obriga a gerenciar o meu maior valor: A LIBERDADE de ser e estar. É uma briga de gigante, pois ela não quer ceder espaço ao confinamento e a responsabilidade me coloca no lugar que devo estar. Eu perco e eu ganho no mesmo instante. 

A Coisa mudou algumas rotinas, mas ela com sua força reforçou o meu maior tesouro, a minha essência de acreditar na vida e nas pessoas, na verdade ela reforçou o meu lado mais atrevido e teimoso. Teimo em fotografar mentalmente o longo papo matinal com a Carol, sentada na cozinha, falando de medos e de desejos futuros. ☕

Teimo em ligar para a minha neta mesmo quando ela diz estar com preguiça de falar comigo, teimo de novo e ligo para o Lipe, que em seus 2 anos de idade se joga no chão para fazer charme quando apareço na tela e pergunto: “A vovó já disse que te ama hoje?”, acho que ele pensa: “lá vem essa louca”, ainda insistente e na minha melhor versão, reclamo quando a Gabi não responde minha mensagem e passo no whats para dizer: “Te Amo filha.” ❤️

Me atrevo a acreditar e investir no amor, mesmo porque a Coisa não pode tirar de mim a reciprocidade e disponibilidade do outro, que de todas as formas possíveis, se faz presente.

Coisa, tenho dito: “Você não pediu licença, chegou bagunçando tudo, derrubou alguns conceitos, mostrou algumas verdades que ainda se encontravam disfarçadas, reforçou a rede de apoio e ainda trouxe outros para fazer parte da corrente. Coisa, você me mostrou que pessoas de bem devem fazer mais barulho, devem gritar que existe o bom e compartilhar o belo, isso não significa desprezar ou negar a sua força.”

Nesse momento, reverencio a minha liberdade de ser e estar independentemente da situação, bato palmas para minha teimosia que sempre me faz seguir adiante, agradeço o meu atrevimento, pois ele me proporciona a coragem de viver o novo e de me expor à minha maior vulnerabilidade.

🙏 A você Grandão, MUITO OBRIGADA, por cada dia e cada oportunidade de integrar todas as minhas Ditas em uma só, me permitindo ser mais humana, entender o que é a compaixão e a ter empatia. Obrigada por me dar força para seguir no proposito de construir um mundo melhor através da minha transformação e dos que estão do meu lado.

Valeu GRANDÃO

Comentários

  1. Você esqueceu de mencionar que tinha uma Dita escondida e que a cada dia se revela mais maravilhosa: a que escreve crônicas da vida, que além de lindas, ou saborosas, principalmente nos fazem ficar refletindo. ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Essas Ditas são realmente incriveis. Mas o mais incrível é saber que todas elas habitam um ser tão espacial.

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus textos me fazem refletir bastante em dias melhores que ha de vir

    ResponderExcluir
  4. Vaninha, conheço bem cada Dita dessa . Ainda umas outras meio rebeldes e revoltadas que querem hospedar-se na minha casa. Tenho restrições em deixar, mas elas fazem parte da família Ditas🤭

    ResponderExcluir
  5. Ahn Van, que bela descrição de si mesma e das afetações do período!!! Com certeza muitos se identificam e também podem traduzir através dessa leitura, tanta ambivalência de sentimentos num curto e pequeno espaço de tempo, que nos tem acometido, pela Coisa. Rs
    Parabéns pela coragem de se olhar, se se perder e se reencontrar para integrar tudo aquilo que lhe faz parte.
    Parabéns pela coragem de compartilhar, de ousar expor seu lado sábio e seu frágil, o seu "humano"!!!
    Um grande beijo 🥰😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sinto muito ou desculpa? Quem nunca sentiu vontade de dizer a alguém?

Quem sou eu para falar de amor?